terça-feira, 8 de novembro de 2011

Esboço - Uma casa firmada na rocha


Lc 6:46-49

Introdução:

- Jesus Cristo nos ensina nessa parábola que nossa casa deve estar alicerçada sobre um firme fundamento, para que quando vierem as tempestades, estas não venham comprometer toda a construção. Uma casa edificada sobre a areia vive em constante risco de entrar em ruína, em destruição.

Transição:

-
Imagine que vão construir um grande edifício no bairro em que você mora. Quantos aqui gastariam tempo para observar como serão feitos os alicerces, os fundamentos dessa construção? Poucos fariam isso, mas com certeza, quando a construção do edifício estivesse sendo terminada, muitos ficariam admirados parados na frente do edifício observando a beleza do prédio, e curiosos para conhecê-lo por dentro.

-
A preocupação do homem natural gira em torno das aparências, ou seja, daquilo que é visível, que tem destaque, que é valorizado pelo mundo.Muitas vezes nos preocupamos apenas em construir uma bela casa, uma bela história para nossa vida, um belo casamento, uma família feliz, afinal esse é o sonho de todo ser humano. Mas geralmente, não paramos para refletir que uma construção firme precisa ter bases sólidas. Uma casa firme precisa de um alicerce forte, que traga sustentação mesmo nos momentos de grandes tempestades.

- Jesus nos ensina nesta parábola que não adianta fazermos uma construção que tenha bases comprometidas, no mundo físico um mestre de obras que permite que um alicerce seja feito de forma comprometida é considerado uma pessoa irresponsável, pois estará colocando em risco a vida de muitas pessoas. Da mesma forma se não nos preocuparmos, gastarmos tempo para construir uma base solida para sustentar a nossa vida, a nossa família, estaremos sendo pessoas irresponsáveis.

Como construir a nossa casa sobre um alicerce firme? Veremos essa resposta em 3 pontos.

1 - Entendendo o princípio da obediência

- Jesus começa essa parábola dizendo: “por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo?”

- Muitas vezes invocamos o nome de Deus e queremos as bençãos de Deus, mas não queremos andar pela rota da obediência, pela rota de cumprir princípios.

- É muito fácil trilharmos nossos próprios caminhos, pegar os atalhos que a vida nos oferece, andando conforme achamos que é o correto, mas Jesus nos confronta dizendo que não adianta invocarmos o nome dele, suplicarmos, chorarmos, se não cumprirmos aquilo que ele nos ordena.

- De que adianta sermos apenas bons ouvintes e conhecedores da Palavra se não aplicarmos a verdade de Deus em nossa própria vida. Estaremos sendo meros religiosos.

- A maior indignação de Jesus quando estava exercendo o seu ministério na terra foi exatamente com muitos religiosos que eram conhecedores da Palavra, doutores da lei, mas eram sepulcros caiados, lindos por fora, no discurso, mas por dentro sujos, cheios de orgulho e maldade.

- Uma boa construção depende de alicerces bem feitos, seu alicerce nunca estará forte, firme, se você não decidir obedecer a Palavra de Deus.

- A palavra de Deus nos ensina como devemos nos comportar como filhos de Deus, como deve ser nossa conduta como marido, como esposa, como pais, como filhos, como líderes, como discípulos, etc. A obediência acontece quando ouvimos e nos submetemos, aplicando em nossa vida as verdades de Deus.

2 - Se aprofundando para ser alicerçados na rocha
“Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante, é semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou e abriu bem fundo ...”

- Jesus declara que quem chega perto dele, decide ouvir a sua voz e obedecer, ou seja praticar os seus princípios é como um homem que edifica a sua casa sobre a rocha. Mas perceba, que para edificar sobre a rocha é necessário cavar, se aprofundar, essa palavra nos leva a refletir que se queremos edificar nossa vida sobre Jesus, que é a rocha da nossa salvação, temos que permitir que Jesus entre em todas as áreas de nossa vida e nos transforme, não podemos limitar o acesso do Espírito Santo em nossa vida, tem pessoas que se fecham para o agir de Deus, querem uma casa na rocha, mas não querem se aprofundar, não querem ser tratadas, moldadas,libertas, curadas, preferem continuar no raso, na superfície, aonde facilmente sua casa pode ser abalada, destruída. E quando a casa cai, porque não estava bem firmada, não adianta ficar culpando líder, discipulador, muito menos Deus. Você é responsável pela sua construção.

3 - Ter a revelação que só Jesus é a Rocha que nos sustenta

- Todos estão sujeitos a passar por tempestades, por tribulações.

- No livro de João 16:33,
Jesus declara que no mundo passaríamos por aflições, mas que precisávamos ter bom ânimo, porque Ele venceu o mundo. Se entendermos que quem nos sustenta é Jesus, não é o nosso próprio esforço, não é o nosso salário, não são pessoas, nem mesmo o seu líder, porque ele é um ser humano, se entendemos que Yeshua é a Rocha que nos fortalece, que nos ajuda em meio às dificuldades, nossa casa nunca vai cair.

- Se você está passando uma dificuldade com seus pais, ou com seus filhos, creia, tenha bom ânimo, se o problema é com seu conjugue não desfaleça, permaneça firme, Jesus é rocha que nos sustenta em meio a todas as tempestades que podem sobrevir em nossa vida.

- Se você está passando por um problema financeiro, quem sabe Deus não está querendo te ensinar a confiar mais nEle e menos em você?

- Se você for fiel Deus vai restituir a sua vida, Deus vai te prosperar, porque Deus é abençoador daqueles que O buscam.

- Se você estiver alicerçado na Rocha verdadeira, nos momentos de tempestades, você continuará firmado, Deus quer te levar a ser uma pessoa constante, que não anda segundo as circunstâncias, mas que vive pela fé no Deus vivo.

- Quero te dizer que se Jesus for a Rocha que sustenta a sua vida mesmo em meio as tempestades você será uma pessoa inabalável !!
- Decida hoje submeter a sua vida aos princípios de Deus, permitir que o Espírito Santo transforme todas as áreas de sua vida e entenda que Aquele que te sustenta em todos os momentos e que te dá a vitória é o Senhor.

Deus o abençoe....

AUTORA: Pra. Fabiane Bastos

4 comentários: